quarta-feira, 25 de abril de 2012

"rebelião..."

A olhar estas telas senti que todos os animais possuem à nossa semelhança a chama da vida, a ternura nos olhos, a beleza no corpo e serão sempre seres sensíveis ou distantes, agressivos ou afáveis, comunicativos ou indiferentes como qualquer comum dos mortais.
Dias depois, por curiosidade, fui ver ao dicionário o significado da palavra animal – ser organizado, dotado de sensibilidade e movimentos próprios. Voltei então a reflectir um pouco mais sobre estas obras, agora sem as olhar.
De facto, esta Rebelião no zoo - parte II traz-nos novamente a possibilidade de fruir e regressar à infância dos sonhos numa viagem individual irrecusável que apela também a uma racionalidade diferenciadora que nos permite pensar diferentemente, mas também se o desejarmos, colectivamente.
É, portanto, com base nessa capacidade de nos introspecionarmos, nos emocionarmos, de nos surpreendermos (a nós e aos outros) que aprendemos, entendemos e acreditamos nas nossas (in)finitas potencialidades e daqui é possível a felicidade como é imperioso o amor.
Assim acontece nesta exposição onde o enigmático e desconcertante mundo dos animais de Fernando Gaspar nos leva para o imaginário quase real em que até, se for caso disso, rimos de nós próprios encontrando nestes bichos uma autenticidade tal, como se de um filme de desenhos animados se tratasse, passando e contando na tela, cada um a sua fábula.

Mar.2010
João Pereira da Silva
In cat. Rebelião no zoo – parte II






















dragão, 2010, acrílico sobre tela, 100x73cm






















rescue, 2010, acrílico sobre tela, 82x65cm






















kiss me twice, 2010, acrílico sobre tela, 100x73cm

Sem comentários:

Enviar um comentário